Neste sábado (27) começam as partidas de tênis nos Jogos Olímpicos de Paris. O complexo de Roland Garros será o palco das disputas por medalhas olímpicas no piso de saibro. Os principais tenistas do planeta estarão em ação em busca de um lugar no pódio.
O jovem espanhol Carlos Alcaraz, recém campeão de Roland Garros e de Wimbledon, volta à Paris e será o grande favorito na chave de simples masculino. Sem dúvida, Carlos vai jogar ainda mais motivado por defender a bandeira de seu país e de quebra, vai ter a honra de jogar duplas ao lado de seu ídolo, Rafael Nadal.
O experiente sérvio Novak Djokovic será o cabeça de chave 1 e segue em busca de sua medalha de ouro. Essa é praticamente a única conquista que falta no currículo do dono de 24 títulos de Grand Slam. Na última Olimpíada, em Tóquio, Nole perdeu para o campeão Zverev na semifinal e depois também perdeu para Carreño Busta na disputa do Bronze.
Na chave de simples masculino, Alexander Zverev, Daniil Medvedev, Casper Ruud e Stefanos Tsitsipas, são nomes que podem ir longe e lutar por medalhas. O brasileiro Thiago Monteiro estreia contra o argentino Baez e Thiago Wild encara o também argentino Etcheverry.
No feminino, expectativa para a campanha de Beatriz Haddad Maia, que estreia diante da francesa Gracheva, se passar, pode enfrentar a britânica Boulter e numa provável oitavas contra a cabeça 4 italiana Paolini, vice de Roland Garros e Wimbledon.
A brasileira Laura Pigossi vai iniciar sua campanha em Paris contra a ucraniana Yastremska. Nas duplas, Bia joga ao lado de Luisa Stefani, atual medalhista de Bronze. Elas pegam as chinesas Yuan e Zhang. Nas duplas masculinas, Wild e Monteiro encaram Bublik e Nedovyesov.

Uma curiosidade interessante dos Jogos Olímpicos é que sempre aparecem surpresas. Por exemplo, no Rio 2016, a portorriquenha Monica Puig surpreendeu após conquistar a medalha de ouro. Em Tóquio 2020, muitos davam como certo Novak Djokovic sair com pelo menos uma medalha, o que não aconteceu.
E como não lembrar da campanha heroica de Laura Pigossi e Luisa Stefani nas duplas femininas em Tóquio? Elas entraram na chave como últimas Alternates e saíram com a histórica medalha olímpica de Bronze.
Nas próximas semanas teremos muitos motivos para acompanhar o maior evento esportivo do planeta e claro, torcer pelos nossos brasileiros em todas as modalidades. Vamos, Brasil!