Não bastassem as estapafúrdias mudanças no calendário do tênis, entre elas a realização dos Masters 1000 de Toronto e Cincinnati num curto intervalo de três semanas, a ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) protagonizou nesta semana mais uma triste decisão: colocar a final do torneio norte-americano às 15h (horário local) de uma segunda-feira.
Os Estados Unidos vivem um dos verões mais quentes da história, com recordes de temperatura. Foram quase unânimes as reclamações dos tenistas em relação ao calor norte-americano durante os dias do evento. É uma insanidade marcar qualquer jogo de tênis para o meio de uma tarde, faixa horária onde o calor costuma ser mais forte.
Com méritos, Jannik Sinner e Carlos Alcaraz avançaram à final do Masters 1000 de Cincinnati. Pena que a decisão durou 23 minutos. Em respeito ao público, o italiano entrou em quadra mesmo no sacrifício, pois no dia anterior já vinha sentindo mal-estar provocado pelas altas temperaturas. Infelizmente, o problema persistiu, o número 1 do mundo não conseguiu praticar o seu melhor tênis e sofreu três quebras de saque. Após a última delas, decidiu abandonar a partida com 5 a 0 contra no primeiro set.
Vale lembrar que houve debandada de tenistas no Masters 1000 de Toronto. Preocupados com o desgaste físico, muitos atletas optaram por não participar do torneio canadense e focaram a atenção para o Masters de Cincinnati, última competição preparatória para o US Open.
Nota ZERO para as mudanças da ATP. E para 2026, infelizmente o calendário terá pequenas alterações. Que os tenistas sejam ouvidos para que os erros sejam corrigidos para 2027.
A entidade vem prejudicando demais o desenvolvimento do esporte.
Sensação em Cincinnati desiste do quali do US Open
Semifinalista em Cincinnati, o francês Térence Atmane decidiu não disputar o qualificatório do US Open. Sem ranking para entrar diretamente na chave principal do Grand Slam, o atual 69º colocado na ATP alegou fadiga e exaustão como motivos para a sua decisão. O tenista fez jogos muito intensos ao derrubar os favoritos Flavio Cobolli, João Fonseca, Holger Hune e Taylor Fritz. Na semifinal fez uma partida muito dura, mas sucumbiu a Sinner.
Seria muito interessante ver o ousado Atmane disputando o US Open. Ele tinha plenas condições técnicas para furar o quali e causar estragos na chave principal. Pena que ele foi vítima do calendário cruel desenvolvido pela ATP.
Crédito da foto: Divulgação/Cincinnati Open









