Apesar da derrota acachapante para Amanda Anisimova, Bia Haddad fez campanha acima do esperado no US Open. A ida às oitavas de final foi muito boa para uma tenista que vinha de série de resultados ruins antes do último Grand Slam da temporada. O grande temor era que parasse logo na estreia. Felizmente isso não aconteceu.
Bia fez bons jogos em Nova York, principalmente contra a suíça Viktorija Golubic e a grega Maria Sakkari. No entanto, foi dominada pela favorita Animisova, nona colocada no ranking da WTA.
A brasileira fez um primeiro set muito ruim. Sacou muito mal. Foram quatro duplas faltas, a primeira delas logo no primeiro ponto do jogo. Faltou variar mais o serviço, colocar efeito pra tentar tirar a velocidade da devolução da rival, que fez a festa com o seu potente backhand. A norte-americana esteve muito confortável, jamais foi ameaçada, mostrou muita agressividade do início ao fim, obteve três quebras de saque e aplicou um pneu.
O segundo set deu a impressão que o passeio da anfitriã continuaria. Anisimova quebrou logo de cara, mas Bia logo devolveu e anotou o seu primeiro game vencido. No entanto, a norte-americana não demorou para retomar a vantagem e não teve muito trabalho para fechar o set decisivo, com a parcial de 6/3 após 1h15 de jogo.
Anisimova teve muitos méritos quanto à classificação às quartas de final, apresentou tênis mais consistente, mas Bia Haddad poderia ter sido mais competitiva se mudasse o plano tático durante a partida, apostando em maior variação de jogadas e tentando fugir da esquerda da adversária.
A paulistana não conseguiu defender os 190 pontos referentes às quartas de final do US Open 2024 e vai cair ao menos cinco posições na próxima atualização do ranking da WTA. Na melhor das hipóteses, ela vai aparecer na 27ª posição, porém, não corre qualquer risco de sair do Top-30, já que obteve três vitórias nos EUA.
Bia Haddad volta à cidade natal para disputa de WTA
A partir da próxima semana, Bia Haddad estará em ação no SP Open, o mais novo WTA 250, que acontecerá nas quadras rápidas do Parque Villa Lobos, na zona oeste paulistana. Ela vai ser a cabeça de chave 1, seguida pela filipina Alexandra Eala. Vamos torcer para a tenista fazer grande campanha e comemorar o título com a torcida brasileira em sua casa.
Crédito foto: Ben Solomon/USTA









