João Fonseca sai de Paris ainda mais gigante

João Fonseca cai na segunda rodada do Masters 1000 de Paris

Infelizmente chegou ao fim nesta quarta-feira (29) a sequência de seis vitórias de João Fonseca. O brasileiro não resistiu ao experiente russo Karen Kachanov, 14º do ranking mundial, com derrota por 2 sets a 1 (6/1, 3/6 e 6/3), e parou na segunda rodada do Masters 1000 de Paris.

O saldo dos últimos dias foi ótimo para João, que no domingo obteve o título do ATP 500 da Basileia, tendo derrubado sempre adversários com rankings superiores a ele.

Mesmo desgastado pela sequência de jogos na Suíça, João Fonseca deu o seu melhor em Paris tendo derrubado de virada na estreia o favorito canadense Denis Shapovalov em jogo que sofreu com dores nas costas, tendo inclusive recebido atendimento médico na quadra.

Poucas horas depois, o tenista carioca entrou na quadra central do Masters 1000 de Paris para encarar Karen Kachanov, cabeça de chave 10. Fonseca demorou a encaixar o seu jogo. Sofreu com seu saque e foi amplamente dominado no primeiro set com derrota por 6/1.

Tudo se desenhava para uma vitória tranquila para o russo, que logo no primeiro game da segunda parcial teve quatro break-points, mas o valente carioca salvou todos, saindo de um 0-40.

Fonseca ganhou moral e quebrou o saque de Kachanov logo em seguida. Com ótimos saques e abusando do seu forehand, manteve a vantagem e forçou o set de desempate.

A terceira parcial iniciou equilibrada com os tenistas confirmando seus saques com certa tranquilidade. No oitavo game, João Fonseca teve vacilos fatais, cometeu duas duplas faltas, errou todos os primeiros serviços, viu Kachanov obter a quebra para abrir vantagem e logo em seguida confirmar seu saque, assim vencendo o duelo.

Pena para o brasileiro, que fez um terceiro set muito competitivo, embora tenha vacilado demais no oitavo game. Tênis é um esporte cruel e que muitas vezes não permite descuidos. Mas a campanha do brasileiro foi acima do esperado e ele deixa Paris ainda maior do que entrou.

Impressionante como nos últimos dias, João Fonseca evoluiu. Diria até que a evolução foi muito rápida para quem tem apenas 19 anos e muita lenha pra queimar no circuito. É um tenista com maior repertório de jogadas, mais sólido e audacioso. Hoje, ele já colhe os primeiros frutos. Vai permanecer pelo menos até a próxima semana no Top-30 do ranking da ATP (no ranking live é o 24º colocado).

Se tudo seguir como o esperado teremos em 2026 um João ainda mais competitivo e com grandes títulos. Dá para sonhar com as primeiras aparições no Top-10. Brigar pelo topo ainda é um sonho distante, já que Carlos Alcaraz e Jannick Sinner estão em outro patamar. São seres de outros planetas.

João Fonseca se despede da temporada na próxima semana

João Fonseca vai fechar o circuito profissional em 2025 com a participação no ATP 250 de Atenas a partir da próxima segunda-feira. Ele será cabeça de chave 6. A lista tem como principal favorito o sérvio Novak Djokovic. É possível que o terceiro título ATP venha, o que seria espetacular.

Crédito da foto: Divulgação/Facebook/ Rolex Paris Masters

Rolar para cima