Guto Miguel brilha no US Open Júnior

Guto Miguel está nas quartas de final do US Open Júnior

Escrevo este texto horas antes de Guto Miguel entrar em quadra nesta quinta-feira (04), contra o britânico Oliver Bonding em busca de uma vaga à semifinal do US Open Júnior. Mesmo que seja derrotado, a campanha do brasileiro já terá sido espetacular e motivo para o torcedor acreditar em muitas conquistas no tênis profissional, apesar que o caminho para isso ainda é muito árduo e longo.

Guto Miguel, que completou 16 anos em fevereiro, vive o melhor momento na carreira. Pouco antes de entrar no Top-20 do ranking juvenil, o goiano somou os primeiros pontos na lista da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) após disputar torneio da categoria future em São Paulo.

O jovem chegou ao último Grand Slam da temporada embalado após o título do J300 de Repentigny, no Canadá, teve pouco tempo para descansar e embarcou para os Estados Unidos ainda no último fim de semana.

Guto já deixou para trás três rivais mais velhos do que ele no US Open Júnior. Na estreia, não tomou conhecimento do alemão Niels McDonald, 17 anos, atual campeão de Roland Garros, aplicando impiedosos 6/1 e 6/4. Na rodada seguinte, derrotou com autoridade o anfitrião Simon Caidwell, de 18 anos e atual 98º colocado na ITF. Já nesta quarta-feira, o brasileiro superou o também norte-americano Jack Kennedy, 17 anos e 10º colocado no ranking, com um duplo 6/4.

A próxima parada é o britânico Oliver Bonding, 18 anos e cabeça de chave 14 do US Open Júnior.

Dos oito tenistas que seguem em busca do troféu, o brasileiro só é mais experiente que o norte-americano Andrew Johnson, seis meses mais novo.

A campanha feita até aqui deu mostras que Guto tem boas chances de vencê-lo e seguir firme em busca do título em Nova York. Apenas dois brasileiros conseguiram o feito na história: Thiago Wild em 2018 (aos 18 anos) e João Fonseca em 2023 (aos 17 anos).

Gutão, como é conhecido no circuito, une muita técnica e agressividade. Vem evoluindo a cada torneio que disputa.

Em abril de 2024 pude vê-lo in loco pela primeira vez no Roland Garros Series, torneio em que foi campeão no Clube Harmonia, em São Paulo, assim garantindo vaga para a chave principal do Grand Slam juvenil, na França. Ali já via que tinha enorme potencial para brilhar no tênis.

Vamos torcer para que ele siga o amadurecimento e que principalmente não tenha deslumbramento no início de sua trajetória. Importante destacar que Gutão está cercado de profissionais competentes, entre eles os técnicos Santos Dumont e Kike Grangeiro.

Crédito da foto: Divulgação/X/ITF

Rolar para cima