João Fonseca cala críticos e mostra amadurecimento na Copa Davis

João Fonseca brilha na Copa Davis

Com 19 anos recém completados, João Fonseca entrou em quadra no último fim de semana sendo a grande esperança para o Brasil superar a Grécia, em Atenas, e confirmar a classificação às qualificatórias para o grupo mundial da Copa Davis. O carioca assumiu a responsabilidade e não decepcionou. Maduro, ele acabou sendo decisivo para o time brasileiro ter chances de disputar a elite do tênis em 2026.

Fonseca confirmou o favoritismo ao abrir o confronto contra a Grécia com vitória em sets diretos sobre Stefanos Sakellaridis, apenas o 291º colocado do ranking da ATP.

No duelo seguinte, Wild foi dominado por Stefanos Tsitsipas, ex-número 3 e atual 27º colocado da lista mundial, e acabou sendo superado.

Couberam aos duplistas Marcelo Melo e Rafael Matos desempatarem o confronto com vitória tranquila sobre Petros Tsitsipas e Aristotelis Thanos.

Logo em seguida, Fonseca encarou Stefanos Tsitsipas, que mesmo não estando em seu melhor momento da carreira era o favorito, levando em conta a sua experiência e grandes resultados no torneio. O brasileiro se impôs no primeiro set, deu raras chances ao rival e saiu em vantagem.

Tsitsipas mudou o panorama na parcial seguinte, mostrou mais agressividade e contando com erros não-forçados de João Fonseca deixou tudo igual.

O grego não demorou muito no set decisivo para quebrar o saque do brasileiro e se aproximar da vitória que forçaria o quinto confronto. Tsitsipas liderava por 5/3 e sacava para vencer a partida. No entanto, Fonseca se agigantou, não sentiu a pressão, devolveu a quebra e colocou fogo no jogo. O brasileiro confirmou mais dois serviços e obteve uma quebra decisiva no último game para fechar a partida em 7/5 e confirmar a vitória do Time Brasil em 3 a 1.

Foi, sem dúvidas, uma das maiores (se não a maior) vitória do jovem em sua curta carreira. Ele mostrou que segue o processo de amadurecimento que muito provavelmente o levará a um futuro não tão distante ao protagonismo do tênis mundial, com grandes títulos. Tirou de letra a forte pressão exercida pela torcida grega.

João calou mais uma vez aqueles críticos que só visam o engajamento nas redes sociais com comentários destrutivos.

Não restam dúvidas que temos o maior talento desde Gustavo Kuerten. O menino merece respeito!

Próximo desafio de João Fonseca

No próximo fim de semana, João Fonseca vai entrar em ação pela Laver Cup, disputada em San Francisco, nos Estados Unidos. A sua estreia na competição será pelo Time Mundo, que conta com o norte-americano Taylor Fritz e o australiano Alex de Minaur.

Crédito da foto: André Gemmer/CBT

Rolar para cima