Um dos maiores fenômenos do circuito mundial do tênis está garantido no Rio Open 2026. João Fonseca retorna pela quarta vez ao torneio em que fez a sua estreia profissional e é o segundo nome confirmado na 12ª edição do ATP 500 que acontece entre os dias 14 a 22 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.
Atual número 43 do mundo e número 1 do Brasil, Fonseca é destaque de sua geração e o mais jovem tenista dentro do top 100. Aos 18 anos, o carioca conquistou o seu primeiro título de ATP em Buenos Aires, no início deste ano, se tornando o mais jovem brasileiro a conquistar um título na Era Aberta da ATP e o sul-americano mais jovem desde Perez-Roldan em 1987. Outros títulos de Fonseca incluem o Next Gen ATP Finals, torneio que reúne os melhores tenistas sub-20 do mundo em Jeddah, e os challengers de Phoenix, Camberra e Lexington.
Disputando o seu segundo ano como profissional, e o primeiro nos torneios de elite da ATP, João disputou os quatro Grand Slams do ano e venceu partidas em todos: passou o qualifying no Australian Open e derrotou o número 9 do mundo Andrey Rublev na sua estreia na chave principal; fez terceira rodada em Roland Garros e Wimbledon; e segunda rodada no US Open.
Ligado ao Rio Open desde a infância, João se tornou um fã definitivo de tênis no torneio. O brasileiro esteve com a sua família para assistir aos jogos logo na primeira edição, em 2014, quando viu nomes como Rafael Nadal de pertinho, e frequentou todos os anos seguintes. Em 2022, João foi sparring oficial do torneio, treinando na edição que recebeu nomes como Carlos Alcaraz e Matteo Berrettini, e em 2023 recebeu um convite da organização para disputar a chave principal do ATP 500, fazendo a sua estreia em um ATP, em casa.
No ano seguinte, em 2024, João chamou a atenção definitiva do mundo com a sua campanha no Rio Open. Foi no Jockey Club Brasileiro que Fonseca venceu o seu primeiro jogo em chave principal de ATP e foi até às quartas de final, superando Arthur Fils e Cristian Garin no caminho. Esta campanha foi uma virada de chave em sua caminho e crucial na decisão de migrar para o circuito profissional ao invés do tênis universitário. Em 2025, Fonseca retornou por uma terceira vez ao torneio após a conquista em Buenos Aires e, agora, se prepara para continuar a sua caminhada em mais uma edição do maior torneio de tênis da América do Sul.
“O Rio Open é um torneio muito especial para mim, que representa diferentes experiências na minha vida. Já fui como torcida, como sparring, foi onde joguei meu primeiro ATP. Criei muita vivência vendo grandes jogadores e tênis do alto nível de perto, e foi o lugar que me inspirou a querer jogar tênis. Estou animado para disputar mais uma edição em casa, diante da minha família, amigos e toda a torcida brasileira,” disse o carioca.
João Fonseca se junta ao já confirmado Lorenzo Musetti, top 10 do mundo e medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de 2024, no Rio Open 2026. Mais confirmações no line-up de 2026 e informações de pré-venda e venda geral de ingressos serão dadas em breve nos canais oficiais do Rio Open.