João Fonseca não para de obter marcas históricas mesmo com a sua precocidade no circuito mundial. Nesta quarta-feira (02), o tenista de 18 anos avançou à terceira rodada de Wimbledon ao vencer o experiente norte-americano Jenson Brooksby por 3 sets a 1 (6/4, 5-7, 6/2 e 6/4) em jogo que durou pouco mais de 3 horas na quadra 15.
O brasileiro se tornou o mais jovem a avançar à terceira rodada no torneio londrino desde o australiano Bernard Tomic na edição 2011. O carioca também igualou a sua melhor marca em Grand Slam. Em junho, ele chegou à terceira rodada em Roland Garros, perdendo para Jack Drapper.
Fonseca iniciou em junho a curta temporada de grama, superfície que menos jogou em sua curta carreira. Como preparação para Wimbledon, optou por jogar o ATP 500 de Halle, onde foi eliminado na estreia, e o ATP 250 de Eastbourne, onde parou na segunda rodada para o forte norte-americano Taylor Fritz, que viria a ser campeão pela quarta vez no torneio.
A campanha em Wimbledon está acima do esperado. Na estreia, Fonseca venceu com autoridade o anfitrião Jacob Fearnley, praticando um tênis em alto nível na Quadra 1.
Diante Brooksby, Fonseca, como já se projetava, teve mais dificuldades, mas ainda assim conseguiu ser melhor que adversário na maior parte do jogo e venceu por 3 a 1.
É assustador como tendo apenas 18 anos, o brasileiro conseguiu se adaptar rapidamente à grama, superfície mais traiçoeira do circuito e que vem derrubando favoritos. O número 1 do Brasil aumentou a variação de jogadas, está subindo melhor à rede e obtendo pontos importantes. Ele tem se mostrado mais paciente na troca de bolas e assim cometendo menos erros não forçados. O trabalho mental vem melhorando jogo a jogo.
No último game da partida contra o norte-americano, Fonseca sacava tendo três break-points contra. Não se abateu, jogou como um grande tenista e conseguiu a virada para fechar a parcial em 6/4. É impressionante como ele consegue sair do buraco em curto espaço de tempo. Quem o desconhece e para para assistir aos jogos na TV nem imagina que se trata de um garoto que recentemente atingiu a maioridade.
João Fonseca terá pedreira em busca de vaga nas oitavas de final
Na sexta-feira, João Fonseca, no momento 46º colocado, vai enfrentar o chileno Nicolas Jarry, ex-Top-20, na briga por vaga nas oitavas de final de Wimbledon. O sul-americano será mais um osso duro de roer. Embora ocupe a 143ª colocação do ranking da ATP, o experiente tenista vem tendo bons resultados na grama. Na estreia do torneio, após furar o qualificatório, ele derrotou o cabeça de chave 8, o dinamarquês Holger Hune, após sair em desvantagem por 2 sets a 0. Na rodada seguinte, atropelou a jovem promessa Learner Tien em sets diretos.
Se mantiver o controle emocional e o ótimo repertório de jogadas, Fonseca tem tudo para superar mais um rival em sua primeira participação na chave principal de Wimbledon.
Crédito da foto: Divulgação AELTC/Jon Super