O início preocupante de João Fonseca em 2026

João Fonseca perde na estreia do ATP 250 de Buenos Aires

João Fonseca começou mal a temporada 2026. O recorte é pequeno, já que afinal entrou apenas duas vezes em quadra, mas o brasileiro soma duas derrotas, a mais recente na rodada inaugural do ATP 250 de Buenos Aires, onde defendia o título conquistado no ano anterior. Com atuação irregular, o carioca não resistiu ao chileno Alejandro Tabilo, 71º colocado, e caiu com revés por 2 sets a 1, com as parciais de 6/3, 3/6 e 7/5.

Fonseca havia sofrido derrota na estreia oficial em 2026– 3 sets a 1 para o norte-americano Eliot Spizzirri na primeira rodada do Australian Open.

Vale lembrar que o início de temporada de João Fonseca foi comprometido com uma lombalgia que acabou lhe tirando dos ATPS’ 250 de Brisbane e Adelaide. Recuperado do problema, mas ainda aquém fisicamente, ele foi dominado pelo adversário no primeiro Grand Slam do ano.

Três semanas após a queda em Melbourne, Fonseca voltou às quadras em Buenos Aires com os pesos do favoritismo contra Tabilo e em defender os 250 pontos do título.

O início da disputa foi ruim para o jovem, que demorou para entrar na partida, viu o experiente chileno comandar as ações e abrir 3 a 0, sem sofrer. Com agressividade no forehand, o atual campeão do torneio devolveu a quebra no sétimo game, mas recebeu uma ducha de água fria logo em seguida quando Tabilo voltou a quebrar o serviço e na sequência sacou para fechar a parcial em 6/3.

O início do segundo set foi equilibrado, mas com João mais concentrado para obter uma quebra no sexto game. O brasileiro sofreu em seguida, mas confirmou o serviço e sustentou a vantagem para empatar a partida.

O terceiro set foi muito disputado. Para se ter ideia, durou 1h03. No entanto, Tabilo obteve uma quebra logo no quarto game, onde executou jogadas de altíssimo nível e abriu 3 a 1. João chegou a salvar três break-points, mas acabou não resistindo ao talento do tenista, que no circuito soma duas vitórias, nada menos contra o sérvio Novak Djokovic, maior vencedor de Grand Slams da história. Fonseca não se abateu e devolveu a quebra para o ex-Top-20 na sequência.

O equilíbrio seguiu. Tudo conspirava para o jogo ser decidido no tie-break até que no 12º game, Tabilo obteve quebra decisiva contando com muitos erros do carioca. João foi valente e chegou a salvar dois match-points, mas acabou prevalecendo a experiência do rival.

Ficou evidente que ainda falta de ritmo de jogo para João Fonseca. Normal para quem tem apenas duas partidas no ano e precisou se recuperar de problema médico. O saque, que foi um dos seus pontos fortes em 2025, ainda não está calibrado. O aproveitamento do primeiro serviço até que subiu no set decisivo, mas esteve abaixo nas parciais anteriores. A pressão para a defesa do título acabou pesando. O próprio tenista admitiu isso em entrevista coletiva após a partida.

Penso que João poderia ter atacado mais nas devoluções de saque. O backhand, que talvez tenha sido o calcanhar de aquiles do brasileiro em 2025, deixou a desejar em Buenos Aires. Ainda não é motivo para caça às bruxas – muito longe disso – mas o sinal de alerta precisa ser ligado para a sequência da temporada. Torcer para que o melhor tenista do país na atualidade corrija os erros e esteja com mais ritmo nos próximos compromissos.

As expectativas para João Fonseca no Rio Open

Após a precoce eliminação em Buenos Aires, João Fonseca terá ao menos quatro dias para treinar visando a participação no Rio Open a partir da próxima segunda-feira (16). O tenista da casa será o terceiro cabeça de chave. O adversário na estreia sairá após sorteio neste sábado (14), no Jockey Club Brasileiro.

O que pode lhe ajudar a minimizar a pressão na busca pela primeira vitória em 2026 é o fato dele não ter pontos a defender na Cidade Maravilhosa já que sofreu eliminação logo na primeira rodada da edição 2025 para o francês Alexander Muller, apenas dois dias após comemorar o título do ATP 250 de Buenos Aires. João pode jogar mais leve e ir avançando de fase no ATP 500, que nesta temporada estará desfalcado de estrelas. Vale lembrar que o italiano Lorenzo Musetti, que seria o cabeça 1, desistiu após lesão no Australian Open. O francês Gael Monfils, com problema estomacal, também comunicou que não vai viajar ao Brasil.

Com a eliminação em Buenos Aires, João vai perder ao menos quatro posições na atualização do ranking da ATP na próxima semana. No entanto, pode se recuperar caso faça uma boa campanha em casa. O Live da ATP o coloca na 37ª posição.

Crédito da foto: @sergio.llamera | IEB+ Argentina Open

Rolar para cima