O novo ‘Fedal’ do tênis mundial

Nesta quarta-feira (2) presenciamos o décimo capítulo da mais nova grande rivalidade do tênis mundial: Carlos Alcaraz vs Jannik Sinner

De um lado, Alcaraz, espanhol de 21 anos de idade e que venceu seu principal rival para conquistar o título do gigante ATP 500 de Pequim. De “500” apenas o nome, pois a estrutura do evento é digna de Grand Slam. Do outro lado, Sinner, 23 anos, atual líder do ranking e que vive grande fase com recentes títulos de Cincinnati e US Open.

Carlitos, como é carinhosamente conhecido, conquistou seu 16º título da carreira, sendo o 4º título da temporada (também foi campeão em Indian Wells, Roland Garros e Wimbledon). A medalha de prata na Olimpíada foi um ponto alto no ano, mas o Ouro ficou com o veterano Novak Djokovic, que conquistou o último título que lhe faltava em seu gigantesco currículo.

Como vimos nos últimos 20 anos, a rivalidade entre Federer e Nadal conhecida como “Fedal” se tornou sinônimo de decisão e alta expectativa a cada jogo. Tudo bem que um “coringa” chamado Novak Djokovic atrapalhou alguns possíveis encontros. Mas os duelos entre o suíço e o espanhol sempre despertaram a atenção dos fãs de tênis ao redor do mundo.

No entanto, Federer já se aposentou e Nadal está em ritmo de despedida. Djokovic já afirmou que apenas os Grand Slams e torneios entre nações, para defender a Sérvia, são as competições que o motivam a continuar disputando o circuito profissional.

Agora, quem imaginaria que a mais nova principal rivalidade do tênis mundial seria entre esses dois jovens, Alcaraz e Sinner?

Primeiro duelo entre Sinner e Alcaraz foi no Paris Masters 2021, com vitória do espanhol


O tenista da Espanha “apareceu” primeiro no circuito, quando conquistou o Rio Open e depois emplacou uma sequência avassaladora. O tímido italiano apareceu um pouco depois. Cresceu e mostrou que daria trabalho na temporada passada. Mas neste ano, se consolidou. Venceu seu primeiro Grand Slam e bateu a marca de Nº 1 do ranking mundial.

Ambos possuem as armas necessárias para fazer estrago nos próximos anos e erguerem muitos títulos expressivos. Alcaraz já possui 4 Grand Slams. Sinner venceu 2 apenas este ano. A briga pela liderança do ranking também está em jogo.

Dentro da quadra, deixo aqui minha opinião que uma partida entre os dois é um dos melhores jogos para se assistir. Dinâmico, intenso e equilibrado. Todos os confrontos entre eles foram assim. Das 10 partidas disputadas, apenas 3 foram em sets diretos.

Acredito que ainda este ano, esses dois super atletas vão reeditar mais duelos imperdíveis. Vamos seguir acompanhando os próximos capítulos da rivalidade mais quente do momento.

Curiosidades

Ambos estão com 16 títulos na carreira
Confronto direto está 6 a 4 para Alcaraz
Os dois podem se enfrentar na semi em Shanghai

Rolar para cima