Após quase três meses, João Fonseca voltou oficialmente às quadras nesta terça-feira (20) e estreou na temporada 2026 com derrota por 3 sets a 1 para o norte-americano Eliot Spizzirri, com as parciais de 6/4, 2/6, 6/1 e 6/2 na primeira rodada do Australian Open.
Apesar de ser apontado favorito por muitos analistas contra o número 85 do ranking da ATP, o brasileiro não conseguiu encaixar o seu jogo. Sabia-se que seria um confronto bem difícil, mas foi uma atuação bem abaixo de João, exceto no segundo set, quando sacou muito bem, teve variações de jogadas e cometeu menos erros não-forçados. Que essa parcial seja a inspiração para os próximos jogos!
Nos demais sets o que se viu foi uma atuação bem irregular de Fonseca, com problemas no saque e até para executar o forehand, a sua principal arma. A falta de ritmo de jogo também prejudicou. Em entrevista após a partida, Fonseca admitiu que não estava bem fisicamente, já que perdeu alguns treinos devido à lombalgia que lhe tirou dos ATP’s 250 de Brisbane e Adelaide. A preparação para o primeiro Grand Slam da temporada foi totalmente comprometida.
Para se ter uma ideia, o tenista número 1 do Brasil teve apenas 59% de aproveitamento do primeiro saque, número abaixo da sua média como profissional. Foram cinco duplas faltas contra apenas duas do norte-americano, que já havia sido seu algoz na rodada final do qualificatório para a chave principal do US Open 2024.
João cometeu 38 erros não-forçados contra 25 de Spizzirri, que teve 41 winners contra 30 do oponente.
É preciso também dizer que o norte-americano também teve os seus méritos. Bem melhor fisicamente, soube dominar João na maior parte do jogo e insistiu no backhand do brasileiro, que ainda não empolga como o forehand. A estratégia foi muito boa. Spizzirri sacou muito bem, exceto no segundo set, quando teve o serviço quebrado duas vezes, atacou e se se defendeu com eficiência. Foi muito inteligente. Estranho porque ainda não decolou no ranking aos 24 anos. Tem talento para ficar ao menos no Top-50.
João Fonseca foca na gira de saibro sul-americana
Após a eliminação na rodada inaugural do Australian Open, João Fonseca voltará à América do Sul para se preparar para a gira de saibro. O primeiro torneio é o ATP 250 de Buenos Aires, onde precisará defender os pontos do título conquistado em 2025. Ele será o cabeça de chave da competição com início previsto em 9 de fevereiro, daqui a 20 dias.
Fonseca terá cerca de três semanas para ajustar a parte física para o torneio argentino. Já a partir do dia 16, ele vai disputar o ATP 500 do Rio de Janeiro, onde na temporada passada teve amarga derrota logo na estreia.
Crédito da foto: Divulgação/Site oficial do Australian Open









