Cauteloso, o estafe de João Fonseca optou por um calendário menos extenso de torneios no segundo semestre deste ano, o que acabou gerando muitas críticas de torcedores e até profissionais da imprensa esportiva.
Fonseca chegou a ficar 50 dias sem disputar um torneio profissional. O hiato foi quebrado na última semana com a participação no ATP 250 de Bruxelas. Sem o ritmo de jogo ideal, o brasileiro foi eliminado na primeira rodada pelo holandês Botic van de Zandschulp.
Há uma cautela para que João evite lesões no início de carreira, algo compreensível, levando em conta a desgastante maratona de jogos dos tenistas. Vários atletas têm sofrido com problemas físicos.
Um dos exemplos é Jakub Mensik, que seria o rival de João Fonseca na segunda rodada do ATP 500 da Basileia. Poucas horas antes do confronto nesta quarta-feira (22), o tcheco desistiu do torneio alegando lesão no pé esquerdo. O jovem de 20 anos disputou até o momento 51 jogos em nível ATP em 2025, 15 a mais que o brasileiro.
No início de outubro, o Top-20 do ranking da ATP já havia externado a sua insatisfação com o calendário às vésperas do Masters 1000 de Xangai.
“Ultimamente, tenho lidado com problemas no corpo todo, mas principalmente com uma lesão no joelho. Isso me fez desistir nas quartas de final do torneio de Pequim”, declarou ele, que no mês passado entrou em ação pela República Tcheca em disputa contra os Estados Unidos pela Copa Davis.
Todos nós temos interesse em ver em ação João Fonseca. É compreensível a ansiedade em acompanhar o mais talentoso tenista brasileiro pós-Gustavo Kuerten. No entanto, temos que respeitar os limites do corpo de um atleta. Tenho certeza que os responsáveis pela carreira do carioca estão pensando no melhor.
Próximo jogo de João Fonseca
Após a desistência de Jakub Mensik, João Fonseca só voltará à quadra na sexta-feira pelas quartas de final do ATP 500 da Basileia contra quem passar do confronto entre o francês Valentin Royer e o canadense Denis Shapovalov, agendado para esta quinta-feira.
Crédito foto: Swiss Indoors Basel









