Nesta terça-feira (12), a WTA divulgou a lista de tenistas que disputarão a primeira edição do SP Open. Encabeçado por Beatriz Haddad Maia, número 1 do Brasil, a norte-americana Hailey Baptiste, a filipina Alexandra Eala, uma das maiores estrelas em ascensão do circuito, e a presença garantida de outras cinco brasileiras, o WTA da maior cidade das Américas acontece entre os dias 6 e 14 de setembro no Parque Villa-Lobos, em São Paulo.
Bia lidera a lista. A número 1 do Brasil e atual 21ª do ranking joga em casa e vai em busca do seu 5º título de WTA da carreira. Bia já foi número 10 do mundo e, com isso, é a 2ª brasileira da história com melhor ranking na WTA, atrás apenas da lendária Maria Esther Bueno. Além dos títulos em Nottingham, Birmingham, WTA Elite Trophy e Seul em simples, e outros 8 nas duplas, Bia também foi semifinalista em Roland Garros (2023) e finalista no Australian Open nas duplas (2022).
Laura Pigossi, a medalhista de bronze nas duplas femininas dos Jogos Olímpicos de Tóquio, também se classificou através do ranking e se junta a Bia na busca pelo título em casa. Além de Laura e Bia, outras quatro brasileiras também estão garantidas na competição da chave principal através de convites da organização, que serão anunciados posteriormente. Com seis brasileiras, até o momento, no total, o SP Open será um prato cheio para os fãs de tênis torcerem muito pelas atletas da casa.
Dos destaques internacionais, uma das maiores promessas do tênis atual também jogará no WTA de São Paulo. A filipina Alexandra Eala, de 20 anos, é uma das crias da academia de Rafael Nadal e chamou a atenção do mundo no WTA 1000 de Miami deste ano, quando superou nomes como Jelena Ostapenko, Madison Keys, Paula Badosa e Iga Swiatek na sua impressionante campanha até as semifinais do torneio.
Os grandes feitos de Eala, porém, vêm sendo observados desde a sua premiada jornada no juvenil. A tenista foi a campeã de simples do US Open juvenil em 2022, além de títulos nas duplas no Australian Open e em Roland Garros. As grandes campanhas renderam o posto de número 2 do mundo no ranking juvenil da ITF, consolidando-a como uma das maiores forças de sua geração. “Estou muito feliz de jogar o SP Open, vai ser a minha primeira vez no Brasil. Escutei coisas incríveis sobre o público brasileiro, que são muito apaixonados, então estou ansiosa para sentir essa energia de perto”, disse Eala, animada em disputar o torneio brasileiro.
A chave principal de simples conta com 23 tenistas classificadas diretamente através do ranking, quatro convidadas (wild cards), quatro tenistas provenientes do qualifying e uma vaga reservada para um special exempt. Convites e outras atualizações de listas serão anunciados posteriormente nos canais oficiais do SP Open.
Lista de inscritas
1. Beatriz Haddad Maia (BRA)
2. Hailey Baptiste (USA)
3. Alexandra Eala (PHI)
4. Renata Zarazua (MEX)
5. Solana Sierra (ARG)
6. Francesca Jones (GBR)
7. Ajla Tomljanovic (AUS)
8. Leolia Jeanjean (FRA)
9. Panna Udvardy (HUN)
10. Whitney Osuigwe (USA)
11. Janice Tjen (INA)
12. Jodie Burrage (GBR)
13. Louisa Chirico (USA)
14. Arianne Hartono (NED)
15. Julia Riera (ARG)
16. Linda Klimovicova (POL)
17. Ana Sofia Sanchez (MEX)
18. Tiantsoa Rakotomanga Rajaonah (FRA)
19. Berfu Cengiz (TUR)
20. Laura Pigossi (BRA)
21. Elizabeth Mandlik (USA)
22. Arina Rodionova (AUS)
23. Vitalia Diatchenko









