Rio Open 2026 conta com seis brasileiros na chave de simples; Fonseca e Melo estreiam nesta segunda

O Rio Open 2026 inicia as chaves principais de simples e duplas nesta segunda-feira em edição que terá um novo recorde de representantes brasileiros, com seis tenistas na chave de simples, e já terá na abertura da programação João Fonseca e Marcelo Melo em quadra na estreia de duplas no Jockey Club Brasileiro.

Igor Marcondes e Thiago Monteiro passaram o Qualifying e garantiram o maior número de tenistas brasileiros em simples nas 12 edições do maior torneio de tênis da América do Sul, se juntando a João Fonseca, Gustavo Heide, João Lucas Reis e Luis Guto Miguel.

E o sorteio dos classificados no Qualifying apontou logo para a primeira rodada um confronto brasileiro entre o fenômeno carioca João Fonseca e Thiago Monteiro, o tenista que mais venceu jogos no ATP 500 carioca entre os representantes do país.

Nesta segunda-feira, o público já terá logo de cara na Quadra Guga Kuerten a presença de João Fonseca e Marcelo Melo nas duplas, a partir das 16h30, contra o bósnio Damir Dzumhur e o francês Alexandre Muller.

Em seguida, Gustavo Heide abre a rodada noturna contra o tcheco Vit Kopriva, com João Lucas Reis fechando dia na quadra principal contra o alemão Yannick Hanfmann.

Já a Quadra 1 terá no seu último jogo programado para o dia a estreia na chave principal de Igor Marcondes, que enfrenta o peruano Ignacio Buse depois de conseguir passar o Qualifying com um desempenho impressionante, de duas vitórias contra atletas que estiveram nas quartas de final em 2025.

Marcondes e Monteiro se garantem na chave principal com novo recorde brasileiro

Depois da vitória sobe Chun-Hsin Tseng na primeira rodada, Igor Marcondes venceu também em dois sets o português Jaime Faria na rodada final do Quali com parciais de 6/1 e 7/6(5), em 1h37.

“Muito feliz, a ficha ainda não caiu, eu acabei de sair da quadra. Mas estou muito feliz com o que eu apresentei hoje e ontem também, feliz de novo pela oportunidade que o pessoal do Rio Open me deu”, disse Marcondes, que teve uma comemoração emocionada com seu time.

“Minha família, minha esposa, minha mãe e meu irmão também vieram de Caraguá, e meu técnico também. Eles estão comigo desde tudo que a gente passou, então é muita emoção ali. Minha esposa ainda enfrentou acho que as minhas piores fases e agora poder acompanhar essa aqui, eu subindo de novo, é muito bom”, completou.

Igor Marcondes será o 11º tenista brasileiro diferente a disputar a chave principal do Rio Open em 12 anos de torneio.

Quem também se garantiu foi Thiago Monteiro, que pela 10ª vez disputa a chave do ATP 500 carioca depois de superar na rodada final do Quali o sérvio Dusan Lajovic, com parciais de 2/6, 6/3 e 6/3, em 2h51.

“Entrar na chave do Rio Open muito especial, o grande objetivo. Estou muito feliz, é sempre diferente estar jogando aqui em casa, com a família, com os amigos e com todo o público. Hoje a quadra estava lotada de novo, então é realmente fantástica a proporção que o tênis está no Brasil hoje, então muito feliz com o apoio de todo mundo também e com esse reconhecimento”, disse Monteiro.

“Eu estava me sentindo em casa, é uma quadra muito especial, foram várias batalhas, ali vários jogos marcantes na minha carreira. Não só a quadra, mas o torneio, o ambiente e a atmosfera. Então eu tento sempre dar o meu melhor até a última gota de suor ali em cada dia para aproveitar ao máximo essa semana que é tão especial para a gente especialmente para os brasileiros”, completou.

Na rodada final do Qualifying de duplas, o equatoriano Gonzalo Escobar e o holandês Jean-Julien Rojer venceram os brasileiros Gustavo Heide e Luis Guto Miguel por 2 sets a 1, com 4/6, 7/5 e 10-1.

Cerimônia de abertura marca início da 12ª edição do Rio Open


A 12ª edição do Rio Open terá nesta segunda-feira a cerimônia especial de abertura que antecede o primeiro jogo da Sessão Noite, na Quadra Guga Kuerten. A bicampeã olímpica Fabi Alvim, ídolo do vôlei brasileiro, entrará em quadra conduzindo o troféu do Rio Open, desenvolvido por Antônio Bernardo.

A cerimônia terá a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Camerata Jovem do Instituto Claro, além da entrada em quadra dos boleiros com as bandeiras de todos os países representados. Além das atrações, a cerimônia marca ainda a estreia da nova iluminação da Quadra Guga Kuerten, que reforça a experiência do público na abertura do maior torneio da América do Sul.

Programação segunda-feira

Quadra Guga Kuerten – a partir de 16h30
[WC] Joao Fonseca (BRA) / Marcelo Melo (BRA) vs Damir Dzumhur (BIH) / Alexandre Muller (FRA)
Não antes de 19h00
[WC] Gustavo Heide (BRA) vs Vit Kopriva (CZE)
Yannick Hanfmann (GER) vs [WC] Joao Lucas Reis Da Silva (BRA)

Quadra 1 – a partir de 16h30
Cristian Garin (CHI) vs Thiago Agustin Tirante (ARG)
Alejandro Tabilo (CHI) vs Emilio Nava (USA)
[Q] Igor Marcondes (BRA) vs Ignacio Buse (PER)

Quadra 2 – a partir de 18h00
[LL] Dusan Lajovic (SRB) vs [7] Daniel Altmaier (GER)

Rolar para cima