Fazia tempo que o amante do tênis não acompanhava uma briga tão acirrada pela ponta do ranking da ATP no final de uma temporada. No último domingo, o italiano Jannick Sinner confirmou o favoritismo, bateu o canadense Félix Auger-Aliassime em sets diretos e ficou com o título do Masters 1000 de Paris, assim reassumindo a ponta do ranking da ATP, apenas 250 pontos à frente do espanhol Carlos Alcaraz, que surpreendentemente foi eliminado pelo britânico Cameron Norrie logo na estreia do torneio parisiense.
Sinner e Alcaraz têm apenas mais um torneio a ser disputado em 2025: o ATP Finals, que reunirá em Turim os oito melhores tenistas da temporada.
Bem difícil fazer um prognóstico no Finals. Mas dá para dizer que há boas chances dos dois melhores tenistas do mundo disputarem a grande final marcada para o próximo dia 16 de novembro.
Sinner ganhou muita moral após se recuperar de lesão na perna e ter campanha irretocável no Masters de Paris, sem perder um set sequer. É na quadra rápida coberta onde o italiano costuma se sentir melhor e encaixar seu estilo de jogo agressivo.
Apesar de reassumir a ponta do ranking da ATP nesta segunda-feira, Sinner vai iniciar a próxima semana na segunda colocação. Isso acontecerá porque a entidade vai descontar os 1.000 pontos referentes ao título do italiano na edição passada. Assim, Alcaraz vai iniciar a sua campanha no Finals com 1.050 pontos de vantagem sobre o rival.
Para Sinner fechar o ano na ponta, a conta mais simples é a seguinte: título invicto em Turim e Alcaraz fora da final.
O espanhol sabe que será o número 1 do mundo se Sinner não for campeão, ou vencer as três partidas da fase de grupos. Outra possibilidade é chegar à decisão tendo obtido uma ou duas vitórias na fase de grupos. Outra combinação é vencer dois jogos, mas Sinner terá que ser derrotado em uma partida.
Alcaraz decepcionou em Paris (rara decepção numa temporada de glórias) e certamente está trabalhando duro para dar volta por cima em Turim. Talento ele tem de sobra.
Vou deixar minha aposta aqui: Sinner será campeão em Turim, mas Alcaraz fechará a temporada no topo por alcançar à final. Quais os palpites de vocês?
Além de Sinner e Alcaraz, veja os tenistas com vagas confirmadas para o ATP Finals
Sinner e Alcaraz foram os primeiros tenistas a garantirem classificação para o ATP Finals. Os outros confirmados são: o sérvio Novak Djokovic, o alemão Alexander Zverev, os norte-americanos Taylor Fritz e Ben Shelton e o australiano Alex de Minaur. Resta apenas uma vaga que será disputada pelo canadense Félix Auger-Aliassime e o italiano Lorenzo Musetti. Esse último disputa nesta semana o ATP 250 de Atenas.
Crédito da foto: Divulgação/US Open









